Aprenda a tirar o mofo de dentro da casa | Morar Construtora

Aprenda a tirar o mofo de dentro de casa

Locais úmidos e fechados são ambientes perfeitos para a proliferação de mofo. Saiba o que é, como ele surge, maneiras de evitar e como exterminá-lo!

O que é?

Mofos são espécies de fungos que se desenvolvem em matérias orgânicas e possuem a capacidade de corroer essa matéria. Eles surgem de espórios, que são células microscópicas levadas pelo ar e que se reproduzem em lugares úmidos, escuros e com pouca corrente de ar.

Essas mesmas células podem se agrupar em pães, frutas e alimentos em geral e, nesse caso, são prejudiciais a saúde humana e os alimentos devem ser imediatamente descartados.

Como evitar

Deixe o cômodo ventilar

Para evitar o mofo, o ideal é deixar a ventilação circular pelos cômodos e armários. No inverno, é normal mantermos a casa mais fechada para evitar o frio, mas é necessário deixar as janelas abertas por algumas horas do dia para que os fungos não surjam.

Não guarde roupas úmidas

Roupas não devem ser guardadas molhadas ou úmidas. Colocar saquinhos com café, arroz ou bicarbonato nos cantinhos do armário ajuda a absorver sua umidade.

 

Imagem de pessoa guardando roupa ilustra post Aprenda a tirar o mofo de casa, da Morar Construtora

Ao guardar suas roupas no armário, certifique-se de que elas não estão molhadas ou úmidas.

 

Como exterminar

Em armários

Faça uma solução de vinagre e bicarbonato de sódio

Para retirar o mofo da superfície, existe uma receitinha caseira e eficiente, que não precisará de muitos ingredientes além dos que você já deve possuir em casa.

Você vai precisar de:

  • Vinagre;
  • Bicarbonato de sódio;

Modo de preparo e uso:

Misture 240 ml de vinagre em uma colher de chá de bicarbonato de sódio, mexa bem e coloque no borrifador. Espalhe sobre o mofo e deixe agir por 10 minutos, retirando a mistura com um pano limpo.

Em teto, chão e parede

Águia sanitária

Essa solução é eficiente para paredes e tetos convencionais ou em gesso, mas não recomendada para superfícies em PVC, pois é provável que ela amarele.

1) Despeje a água sanitária pura em um borrifador.

2) Borrife em cima do mofo. Tome cuidado, principalmente se você tem alergia, pois irá respingar.

3) Deixe agir de 20 a 40 minutos. Você conseguirá ver o mofo se tornando mais amarelo até clarear e desaparecer por completo.

4) Depois, limpe com um pano úmido.

Cuidado: deixe o ambiente ventilado durante o procedimento e evite permanecer no local.

Em roupas

Experimente utilizar somente o vinagre

Você também pode usar vinagre para retirar o mofo de roupas escuras. Basta colocá-lo no borrifador e espalhá-lo sobre o mofo, como na dica anterior.

20 minutos devem ser o suficiente para retirar as manchas. Não esqueça de retirar qualquer excesso que possa ficar depois, com um pano limpo.

Estender no sol

Em casos de mofos mais recentes, a luz do sol pode ser o que você precisa para dispersar os fungos.

Estenda a roupa em um local que receba os raios solares. Que tal aproveitar o espaço do seu quintal privativo? Logo após, uma lavagem simples deverá terminar de dar conta do recado.

 

Roupas no varal ilustram post aprenda a tirar o mofo de casa, da Morar Construtora

Estender as roupas no sol ajuda na dispersão dos fungos.

Siga os mesmos passos para os objetos. Deixe-os pegando sol diretamente por um período de 1 a 2 horas.

Água sanitária

Em roupas brancas, o uso da água sanitária pode ser feito, sendo eficiente em lidar com o mofo e, ainda, em clarear os tecidos.

Você vai precisar de:

  • Água sanitária;
  • Limpador de limpeza pesada.

Modo de preparo e uso:

Misture 5 colheres de sopa da água sanitária com 2 colheres de sopa do limpador e aplique na região mofada da roupa. Deixe de molho por 40 minutos, esfregando com uma escovinha a cada 10 minutos.

 

Roupa mofada ilustra post aprenda a tirar o mofo de casa, da Morar Construtora

Além de clarear, água sanitária também pode ser utilizada em roupas brancas para retirar o mofo.

 

Gostou das dicas? Além de evitar o mofo, deixar a casa aberta também mantém o ambiente mais fresquinho! Confira mais detalhes no post!

Atendimento onlineAtendimento online