Economizar água todos os dias - Morar

Economizar água todos os dias

Você sabia que o desperdício, junto com a poluição de mananciais, é uma dos maiores problemas que impactam no fornecimento de água potável? E o desperdício de água está em todos os lugares, nas nossas casas, na indústria e na agropecuária. Segundo o Ministério das Cidades, o desperdício de água no Brasil chega a 38,8% de toda água tratada. Em alguns estados do nordeste, esse percentual chega a 50%.

Atenta a essa realidade e consciente da necessidade de cada um fazer a sua parte, nós da Morar Construtora utilizamos técnicas e tecnologias construtivas que permitem a redução de consumo de água e desenvolvemos projetos com estrutura para captação e uso de água da chuva e de economia de água tratada.

Nós fomos, inclusive, a primeira construtora do estado a adotar a tecnologia Light Steel Frame, um sistema que chega a permitir uma redução de 80% do consumo de água, se comparado com os métodos tradicionais.

E com o lançamento do Vértice Empresarial em 2014, prédio de salas comerciais, a Morar iniciou uma nova fase em sua história, com todos os seus empreendimentos dotados de reservatórios para armazenamento de água da chuva. O volume armazenado utilizado para a irrigação dos jardins e limpeza das garagens do condomínio. Além do reservatório, as áreas comuns e a unidades entregues, possuem descargas com sistema dual flush nos vasos sanitários e torneiras com arejadores, um recurso onde a água sai em um fluxo menor, evitando desperdícios. As unidades também são entregues com sistema individual de água.

Para Plínio Machado, Analista de Qualidade da Morar. “Todos esses cuidados em evitar o desperdício, proporcionam um consumo menor de água nos condomínios e consequentemente, gera custos menores para os moradores. Com este sistema de armazenamento, por exemplo, podemos usar uma água que não é potável, onde não é necessária água tratada, a um custo irrisório. E ainda tem a preocupação ambiental, que é o mais importante, pois sabemos que não estamos desperdiçando um recurso tão importante”.

E você, se identifica com a Morar e também procura economizar o máximo de água em seu dia a dia? Confira algumas dicas de economia de água em casa.

  • Cheque vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.
  • Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los.
  • Aproveite a água da chuva para aguar as plantas e o jardim. As plantas absorvem mais água em horários quentes, então molhe -as de manhã cedo ou no fim do dia.
  • Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por 5 minutos desperdiça 80 litros de água.
  • Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar patios e quintais. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.
  • Reaproveite a água da sua máquina de lavar para lavar a calçada.
  • Saber ler o hidrômetro é muito simples e pode ajudar a detectar problemas como vazamentos, percebidos pelo
  • consumo fora do normal.
  • Não tome banhos demorados, 5 minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.
  • Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo.
Atendimento onlineAtendimento online