Como decorar o seu Morar otimizando os espaços - Artigo

Como decorar o seu Morar otimizando os espaços

O tão sonhado dia da entrega do apartamento chegou!

Agora uma nova fase se inicia: a hora de decorar o seu Morar. Objetos, móveis, itens de decoração, roupa de cama, piso, vidros…nossa! São tantas coisas, não é? 

Respira e relaxa! Para que você aproveite ao máximo cada centímetro do seu morar, a Mariana Neves, arquiteta e decoradora dos apartamentos decorados da Morar, trouxe algumas dicas para te ajudar a otimizar os espaços e deixá-lo com a sua cara. 

Pega o papel e a caneta. Confira nossas dicas!

  • Use e abuse das paredes

As paredes são ótimas alternativas para você deixar o seu morar com a sua cara. Mariana explica que, além de serem elementos estruturais importantes, podemos pensar nas paredes como aliadas à decoração. “Ao invés de colocar um vaso de plantas no chão, ou espelho com pés, podemos utilizar estes itens pendurados na parede e abrindo espaço para a circulação dos ambientes”, explica. Prateleiras, nichos, painel, arandelas, todos estes são itens que deixam a circulação do apartamento livre e criam movimentos pela casa, servindo de decoração e suporte. 

  • Busque objetos que vão além da funcionalidade

Objetos que fazem parte da rotina doméstica, como eletrodomésticos, caixas e adornos podem contribuir para a decoração do seu apartamento. Já pensou em deixar as suas canecas mais lindas à mostra? Ou até mesmo pendurá-las na parede? As opções são infinitas. Use a imaginação! 

De acordo com a arquiteta, um bom projeto quando pensado em realmente atender o morador, vai sempre priorizar a funcionalidade e estética do ambiente.  Por isso é sempre importante considerar antes de fazer qualquer coisa, qual é a sua necessidade no dia a dia, o que você faz, como é a sua rotina, quais os cômodos que mais utiliza e qual o fim que ele tem sido utilizado. São perguntas estratégicas que moldam a função do local e nos trás um ambiente em que cada detalhe é realmente usado. 

  • Cômodos integrados 

A integração de cômodos, como sala e a cozinha, cozinha e lavanderia, são exemplos de como os espaços integrados podem ser aproveitados. Esses espaços podem ser aproveitados em conjunto, ajudando na organização e circulação do apartamento.

A especialista explica que, por se tratar de um cômodo integrado, o modo em que é feito a instalação do piso, pintura e organização dos móveis já fazem toda a diferença. Dois exemplos práticos de ambientes que mais vemos desse tipo, é a sala com varanda e sala com cozinha. 

  • Cozinha integrada com a sala

“Da mesma forma que elementos horizontais em posições estratégicas e as pinturas auxiliam nessa conexão dos ambientes, para cozinhas com salas, imediatamente pensamos em bancadas ou também ilhas gourmets para trazer essa integridade. Outra forma sútil de conversar entre os ambientes é usar alguma cor de decoração na sala, também na cozinha, sem precisar de excessos. Sabendo definir cores, móveis e a disposição deles, o ambiente é completamente transformado”, finalizou.

  • Espelhos: item milagroso na decoração

Além de ser um objeto de decoração, o espelho tem o poder de ampliar os ambientes, se for usado com modelos sem molduras ou com uma borda fina. Quanto maior for o destaque da parte reflexiva, maior será o resultado da “ampliação” no apartamento.

“Um corredor pequeno, uma sala, ou uma paisagem que você queira valorizar de todos os ângulos, dependendo de onde o espelho for posicionado, você consegue trazer para dentro da sua própria casa um ambiente com mais movimento, cor, função e decoração. São vários os modelos de espelhos que encontramos atualmente no mercado, então ficou ainda mais prático trazer esse elemento”, explica.

Decorados da Morar

banheiro-decorado-vista-de-pitanga

A arquiteta e decoradora conta que um item que está em basicamente em todos os apartamentos decorados da Morar, é a Marcenaria. A Marcenaria é altamente importante para cumprir esse papel. “Em um panorama geral podemos ver muitos armários na circulação ou em quinas que achávamos sem utilidade, como o lavabo no Vista de Pitanga em que foi possível um armário inferior e caso o morador opte por mais armários, a parte superior também pode ser utilizada desta forma. Nos quartos sempre são inseridos móveis que possam ser utilizados de alguma forma, no quarto de casal ao mesmo tempo que temos um móvel escondendo a tubulação do ar-condicionado, temos um local para guardar livros, ou sapatos.  Um móvel planejado é a melhor técnica de otimização possível”, disse.

 

Anotou as nossas dicas? Agora é só aplicá-las no seu Morar! 

Para saber mais sobre decoração, visite nosso blog. Lá você irá encontrar diversos conteúdos para colocar em prática no seu apartamento! 

Além da marcenaria, também podemos falar o quanto cada móvel escolhido com a medida certa otimiza o espaço do dia a dia, seja uma cama confortável para o quarto, uma mesa lateral, é sempre reforçada a necessidade do uso e o motivo daquele item estar presente.

Atendimento onlineAtendimento online